Rolo

Você faz ideia do que seja isso que o moço carrega? São rolos com a película de um filme. Isso é pequeno, é um filme curto, de 60 minutos. Quem frequenta Mostras ou Festivais de Cinema já deve ter cruzado com este pacote chegando ou saindo, normalmente com um carregador …

Os avós moderninhos

Quando nos tornamos mães, nossas mães se tornam avós. E assim como vamos ficando surpreendidas com nossas descobertas da maternidade, também elas vão se mostrando realizadas no papel de avós e nossos pais, no de avôs sorridentes. Assim como somos mães pós-modernas, que procuram interação e vida social com nossos …

Sair de verdade!

Estes são Ana e Alexandre no café, no dia em que estavam estreando no CineMaterna. Ana estava feliz por sair de casa, era a primeira saída “de verdade”, como ela mesma definiu – sem ser para o pediatra. Me contou que conhece o marido há 80 anos, uma brincadeira de …

Tarada

Gláucia vem trabalhar na minha casa dia sim, dia também. Já é de casa, claro. Vou sentir falta na sua licença maternidade. Por torpedo, me avisou que estava chegando. Eu respondi: “Estou entrando no banho. A porta está destrancada”. Nem me toquei da frase… Claro que ela não perdoou e …

Normal…

Você acha que tem algo de estranho nesta foto? Apesar de não ver os olhos da mãe, é nítido que ela não olha para o bebê. Sabendo que ela é a mãe e vendo seus cabelos desgrenhados, pode-se dizer que ela está exausta da jornada materna. Você vai dizer que …

Cruzamentos

Casa Angela, fotos: Marcelo Min Casa Angela é a Casa de Parto da Associação Comunitária Monte Azul, em São Paulo. O nome é homenagem à parteira alemã Angela Gehrke, que durante 15 anos atendeu mais de 1500 partos na comunidade, enfocando a humanização da assistência. Atualmente a Casa Angela faz …

Eu me mordo de ciúmes

Temos um grupo no Facebook das Coordenadoras-gerais das sessões CineMaterna. Eis que um belo dia, Bianca, nossa carioquíssima, posta o seguinte comentário: Vocês coordenadoras também tem ciúmes da sessão??? Ou eu sou meio louca? Tipo assim, amanhã não poderei ir na sessão porque tenho um congresso, minha equipe é maravilhosa, …

Imagem agitada

CineMaterna saiu em uma matéria da revista Crescer de julho. Conta a nossa trajetória – Alexandra, Taís e eu – e a entrelaça com a do CineMaterna. A matéria abre com uma grande foto nossa com nossos filhos. Clique na imagem para ampliar A foto – de Claus Lehman – …

Depoimento poético

Foto: Cacau Querino De passagem por Sampa com meu filhote Mateus, vi a programação do CineMaterna. Oba! – vai ter amanhã, pensei. Nossa primeira vez!, pensamos juntos. Pensar o dia bom, como versou Drummond… Foi ótimo, porque foi feliz. A proposta não é a da experiência artística. Pode ser também. …

Caminha sozinho

Voltei, depois de duas semanas de férias. Optei por continuar lendo os e-mails, para que quando eu chegasse, não estivessem acumulados. Achei ótimo, pois recomecei hoje, sem uma pilha de pendências.  Duas observações sobre as férias: 1) O CineMaterna funciona sem mim! Claro que palpitei nas decisões sendo tomadas, não …

Sobre a primeira vez

É frequente que a primeira ida ao cinema seja acompanhada por alguém. Nas últimas semanas acompanhei de perto duas estreias muito significativas para mim. Fernanda Amiga de infância, estudamos juntas no colégio dos 8 aos 15 anos. Éramos melhores amigas, de dormir uma na casa da outra. Mudei de colégio …