Vulcânica

– É internação? – pergunta a atendente na porta da maternidade. – É contração! – responde a grávida de 40 semanas e quatro dias e bolsa recém-estourada no carro. 25 minutos depois nascia Joana, que “chegou saindo, vulcânica”, nas palavras da mãe, Camila Goytacaz, nossa voz nas redes sociais. Veio …

Equação materna

No Carnaval, viajei para Porto Alegre, onde mora a família de meu marido. Passamos o feriado na praia e a quinta e sexta-feiras pós-feriado, na capital. Dois dias normais de trabalho, crianças conosco, sem cuidadores. Quinta-feira: meu marido em teleconferência, trancado em um quarto, eu com as crianças na sala, …

Memento*

Dia de lançamento de nova sala, com filme que eu já tinha assistido. Fico fotografando os bebês, mal olho para a tela. Ouço um pai perguntando para a esposa: “como foi que ele saiu da casa?”. Percebo que a esposa não responde direito, mas é normal perder alguns detalhes do …

Vocês trabalham?

Muitas vezes já me deparei com alguém perguntando: “mas… você trabalha?” Pensando melhor sobre o assunto, cheguei à conclusão de que a resposta mais precisa é “Depende”. Depende. Se você acha que trabalho é uma invenção demoníaca para acabar com seu bom humor e que sua vida “de verdade” só …

Gergelim

A decisão de engravidar, por si só, dá um frio na barriga. É uma resolução das mais importantes na vida de uma mulher. Se for do primeiro filho, então, dá vontade de sair contando para todo mundo que “está liberado”! Tem mulheres que decidem, tentam uma vez e… engravidam! Já …

Cobertura completa

Agora podemos dizer: tem CineMaterna em TODAS as regiões de São Paulo. Zona Sul, Oeste, Leste, Centro e agora, na Norte! Lançamos na região que faltava da cidade. Na metrópole em que as distâncias são medidas pelo tempo de locomoção entre um ponto e outro, estávamos com um buraco nesta parte da …

Brilho de Mulher

Estou sempre atenta aos movimentos profissionais das mulheres que frequentam o CineMaterna. Vi vários negócios e parcerias nascerem. Uma delas é o de uma gaúcha, a Deise, coordenadora em Porto Alegre. Lembro-me do dia em que a entrevistei, empolgadíssima em ser voluntária. Muito articulada e ao mesmo tempo meiga, me …

Caiu como uma luva!

Imagine quantas utilidades tem uma luva cor-de-rosa entre as CineMaternas! Tudo começou porque Taís Viana pegou emprestado um carro super-chique e brincamos que só andaríamos nele se ela fosse de motorista. E não é que ela incorporou o espírito? Pegou um quepe, luvas e óculos escuros, tudo devidamente “adaptado” para …

Licença para trabalhar

Seis meses de licença-maternidade é uma conquista das mulheres brasileiras. Os dois últimos meses são facultativos, mas nós, como uma iniciativa que tem mães como protagonistas, oferecemos o direito pleno.  Gláucia Colebrusco não quis usufruir de seus seis meses de licença-maternidade. Estava angustiada para voltar a trabalhar! Retomou em janeiro, …