Sempre recebemos esta pergunta de mulheres que desejam ajudar e incentivar as amigas que estão passando por um momento difícil, seja se adaptando à vida com um recém-nascido ou tendo um puerpério difícil.

Para ajudar outra mãe, basta boa vontade, mesmo estando à distância. Se estiver longe, você pode abrir espaço para a conversa oferecendo escuta atenta, carinhosa e sem julgamentos, ligando ou mandando uma mensagem. É bem possível que ela esteja se sentindo sobrecarregada e não consiga chegar até você. Por isso, tomar para si a iniciativa de contato e procurar sempre puxar uma conversa pode fazer uma grande diferença.

Ofereça apoio, incentivo e segurança. Deixe ela saber que não está sozinha e que é normal se sentir cansada ou sobrecarregada. E que isso não quer dizer que ela é uma mãe ruim.
Está pertinho? Melhor ainda! Você pode ajudar de forma prática:

Visite e ofereça ajuda prática, como olhar o bebê enquanto ela dorme ou cuida um pouco de si, levar marmitinhas para congelar, levar um bolo e fazer um chá, pegar uma lista de mercado e fazer as compras… O mais importante é perguntar o que ela precisa, dando alguma opções que estão dentro do que você pode fazer. Ajudar de maneira prática significa uma coisa a menos para ela se preocupar.

Claro que um passeio ao cinema para uma sessão CineMaterna pode fazer toda a diferença. Mas a verdade é que cada mãe tem o seu tempo, cada momento da vida é único. Quando tive meu primeiro filho, passei dois meses trancada em casa, todos os dias pareciam iguais. Não tenho saudade deste tempo, mas sei que foi importante acolher o meu medo do mundo com uma pessoa tão pequena e frágil nos braços. Com a segunda filha, as demandas são outras e nós também estamos mais seguras. Em menos de duas semana já estava passeando com ela por todo canto usando um sling.

A porta está fechada e ela quer ficar só? Não fique triste, provavelmente não é pessoal. Seja paciente e continue aparecendo. Uma hora, a porta abre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *