Erros gerando progressos
Errar é humano. É sim, e eu sei. Mas não impede que eu me culpe quando erro. Acho que o mais importante do ato de errar é se permitir aprender. Parece clichê, mas é um árduo exercício que faço, de trocar o sentimento de fracasso pelo registro do que pode ser melhorado na próxima oportunidade semelhante.
Hoje tivemos o lançamento no Carioca Shopping. Estamos quase virando cariocas pela quantidade de cinemas do Rio que receberão CineMaterna este ano – se você é da cidade, aguarde que em breve anunciaremos mais novidades!
![]() |
Mãe que esteve no Carioca Shopping Fotos de Gláucia Colebrusco |
O evento lotou. Acabaram-se os 173 lugares e 40 pessoas ficaram para fora. Fiquei arrasada.
Quem organiza eventos sabe que é necessário mais do que uma bola de cristal para prever quantas pessoas comparecerão. Usamos a média histórica e mais alguns fatores para ter uma ideia do tamanho da sala de cinema necessário para acomodar todas as famílias confortavelmente. Queremos abrigar a tod@s, afinal, sabemos como é complicado sair com bebê, carrinho e mega bolsa. Podemos nos orgulhar: por incrível que pareça, nos mais de 100 lançamentos que já fizemos, conta-se nos dedos de uma mão em quantos ocorreram falta de lugares. E sempre que acontece, recapitulamos o processo para entender se algo podia ter sido feito de forma diferente.
No caso de hoje, houve uma falha na comunicação entre nós e o cinema e só detectamos tarde demais. Recebemos uma sala menor que a originalmente solicitada.
![]() |
Fila formada no cinema |
Fiquei me martirizando por um tempo, até me dar conta de que deveria reverter o sentimento: comemorar que tivemos mais de 200 pessoas no evento! Ficar feliz que proporcionamos um entretenimento para as famílias recém-nascidas – graças ao apoio da Cinemark, que cedeu a sessão gratuita. Ao final, recebemos um elogio do shopping porque cuidamos com carinho das mães que não conseguiram entrar – isso aqueceu meu coração.
![]() |
Foto da tela da câmera do fotógrafo Leandro Pereira, presente à sessão e testemunha da sala lotada |
Depois que escrevi o post, fiquei pensando se posso extrapolar para o terreno pessoal e dizer que como mãe, consigo reverter meus sentimentos de culpa e aprender com meus erros. Xiii, vou lá praticar e já volto. 😛
Que linda foto!!! Parabéns Cine Materna…isso deve se espalhar e ter ainda mais cidades com este projeto!!
Enquanto uns lotam outros ficam vazios, fui no shopping d terça e não tinha 15 mães, fiquei tão triste, pois se não tem procura acaba não tendo mais, e é um programa delicioso pra mim e pros meus bebês.
Vai ter no ParkShopping em Campo Grande – RJ?
Estamos trabalhando para chegar lá! 😉
Oi Samantha, obrigada pelo carinho. Algumas sessões são mais vazias mesmo. Depende do filme, do dia, do local, até do clima! O que importa é que você se sentiu acolhida. Não se preocupe, o programa irá continuar, sim! Aproveite bastante! Um grande abraço, Irene
Eu estive no Carioca e não consegui entrar, foi decepcionante! Minha sugestão é que pelo menos se faça uma inscrição online para se prever a quantidade de pessoas, pois foi frustrante sair de casa com minha bebezinha exclusivamente para isso é voltar a toa. Mas a iniciativa de proporcionar entretenimento as novas famílias é excelente e com certeza tentarei ir em outra oportunidade.
Vai ter em nova iguaçu o algum shoping da baixada?
Estamos tentando chegar em Nova Iguaçu! Espero termos novidades ainda este ano. Abçs
Oi Aparecida. Já fizemos lista em eventos, mas temos muitas, muitas desistências (mães com bebês podem ter imprevistos, é compreensível), de forma que a sala fica vazia e quem realmente iria acabava ficando de fora. Entendemos a frustração e como está no texto, foi a nossa também! Tente sim, ir em outra ocasião. Sessões regulares não lotam.
Abçs
Irene