Mãe normal ou mãe de merda?
Podcast Calcinha Larga discute os dilemas da maternidade real com humor e convidadas
Conteúdo exclusivo do Spotify, o podcast foi lançando (não propositalmente) durante a pandemia e pode ser uma excelente companhia para mães e proporcionar momentos de descontração em tempos de isolamento social.

O programa é apresentando por Tati Bernadi, escritora, roteirista e colunista da Folha de São Paulo, Camila Fremder, escritora, roteirista e podcaster no “É nóia minha?” e Helen Ramos, atriz, roteirista, cineasta e youtuber no canal “Hel Mother“.
O conteúdo é sobre mulheres e feito por mulheres. A primeira temporada traz episódios que falam sobre relacionamentos, quebra de paradigmas, carreira, ambições e as dificuldades e alegrias da maternidade real, sem romantização e com muito humor.
Esses são os episódios que já estão no ar (descrições presentes no Spotify):
Uma mãe boa?
Neste episódio Camila, Hel e Tati conversam com a atriz e mãe de dois, Miá Mello. Miá fala sobre sua gaveta de calcinhas, a loucura de amamentar enquanto viaja o Brasil com uma peça de teatro, a preguiça de ser muito “transeira” e tudo o que ela mais ama (e também o que não curte muito) nessa aventura chamada maternidade.
Culpa
Neste episódio Camila, Hel e Tati conversam com a psicanalista, escritora, diretora do Instituto Gerar, colunista da Folha e mãe de adolescentes, a super Vera Iaconelli! Como sentir menos culpa depois que nos tornamos mães? O que é normal e o que é ser uma mãe de merda? No final das contas, a psicanálise vai nos salvar de tanta loucura?
Exposição da filha?
Neste episódio, Camila, Hel e Tati conversam com Ana Paula Xongani. Xongani é influencer negra, empresária de moda e criadora de conteúdo digital. Ela também é mãe da maravilhosa AYO (Ayoluwa) que significa alegria. Será que tudo é felicidade quando se tem um filho? Vai ter dicas de livros infantis e uma conversa honesta sobre expor ou não os filhos nas redes sociais.
Neurose
Neste episódio Camila, Hel e Tati conversam com a deusa e maior jornalista musical do país! Roberta Martinelli, mãe da Rosa, fala sobre hipocondrias e neuroses infinitas, amor demais da conta pela sua bebê e por que é muito mais chique chamar o marido de companheiro do que de marido.
Carga mental
Neste episódio Camila, Hel e Tati conversam com a atriz e influenciadora Samara Felippo, mãe de duas meninas lindas que encantam a internet com seus cabelos cacheados. Falamos ainda sobre CARGA MENTAL, maternidade real, empoderamento infantil, brinquedos sexistas e disciplina positiva.
Workaholic
Neste episódio Camila, Hel e Tati conversam com a escritora, atriz, cineasta e gatíssima Maria Ribeiro, mãe do João e do Bento. Maria fala sobre ser workaholic e sobre relacionamentos, incluindo aí a sua relação complicada com a própria mãe. Ah, e sim, falamos bastante de sexo também.
Vai passar, mas, caceta, quando?
No primeiro episódio gravado depois do começo da pandemia, Camila, Hel e Tati contam como está sendo a rotina, quando estão e também quando não estão com seus filhos, durante o isolamento social. Spoiler: não está sendo fácil. Praticamente um especial temático “Normal ou mãe de merda”.
Para escutar os episódios do Calcinha Larga, basta acessar ou criar sua conta gratuita no Spotify.