Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro


Fui ver Tropa de Elite 2 na sexta, dia de estreia. Eu e um mundaréu de gente querendo conhecer o destino do Capitão Nascimento.  

Meus comentários:

1) É um PUTA filme. Atuações impecáveis, roteiro “sem barriga”, ou seja, prende a atenção da primeira à última cena, de narrativa ágil e enxuta.

2) Tem violência em várias passagens (corpos queimados, corpos ensanguentados, gente levando tiro e apanhando feio) e também na história, que é um soco no estômago. Nada é exagerado nem gratuito, encaixa-se dentro de um contexto; em algumas partes, acho que o diretor até nos poupa de mais violência.


3) É barulhento, tem tiros em diversas cenas.


4) Tem bastante palavrões.


5) E tem cenas – acredite! – hilárias.
 

Eu a-do-rei o filme, fiquei bem mexida, não conseguia levantar da cadeira – e não só porque estou pesadona com meu barrigão de 9 meses, hehehe. 

Não o recomendo a puérperas que ainda estejam sensíveis, nem a famílias com bebês maiores, que já estejam falando, podem absorver um vocabulário pesado e compreender imagens mais agressivas. O som ficará mais baixo (no “padrão CineMaterna”), mas tiros são tiros e não podemos baixar demais – ou os diálogos não serão ouvidos.  

===

Fui ver o filme por motivos pessoais, mas acima de tudo, profissionais. Colocamos o filme em enquete “no escuro”, sabendo sim, que é violento e barulhento, mas sem saber o quanto e como, exatamente. O público tem pedido, é O lançamento nacional do ano. Foi um dilema. A solução foi colocar em enquete apenas aos sábados, ou seja, nas cidades que têm mais sessões e público e que estamos há mais tempo. 

Refletimos e discutimos muito entre nós, no CineMaterna, sobre este filme. Eu, particularmente, acho que não dar a possibilidade de o público ver o filme é uma espécie de censura prévia, um julgamento nosso do que é “adequado”. Ninguém é obrigado a assistir: é importante saberem o que estão para ver, por isso meus comentários. 

Pense e tome sua decisão de assistir ou não. Você pode optar por ver em DVD daqui a algum tempo – mas não compre DVD pirata!