Vidas em papéis
Temos quase 200 voluntárias ativas no Brasil. Ativas porque provavelmente temos a mesma quantidade de mulheres que já passaram pelo CineMaterna e saíram das equipes. A maioria, porque voltou a trabalhar, mas há aquelas que abriram um negócio, começaram uma especialização, ou mudaram de cidade.
São todas mulheres, a imensa maioria, mães. Quem não é mãe, é consultora em amamentação ou doula, profundamente envolvidas com a maternidade. É isso que permite que tenhamos a empatia necessária para acolher as mães do nosso público e seus bebês. Também nos leva a conseguir conversar por horas sobre nosso assunto preferido: ser mãe.
Outro dia, Gláucia e eu resolvemos colocar em ordem os termos de voluntariado, que estavam bagunçados. Tivemos que separar por ordem alfabética. A pilha de papel é impressionante.
Precisou de uma pasta especial para que consigamos manter a ordem. Pink, é claro.
A melhor parte foi rever alguns termos muito antigos, de mulheres que já não estão na equipe, mas nos marcaram: pessoas queridas que tiveram rumos diversos, estão até fora do país. Tem gente que entrou e ficou pouco tempo. Tem quem esteja até hoje, quatro, cinco anos depois. Cada termo tem a sua história e foi uma retrospectiva nostálgica.
Ter mulheres especiais como essas cruzando nosso caminho é um dos maiores presentes do CineMaterna.
Eu gostaria de ser voluntaria oque devo fazer…
Olá Nayara,
Escreva para coord@cinematerna.org.br e descreva seu perfil, cidade e disponibilidade de dias à tarde.
Bjs
Irene